sábado, dezembro 02, 2006

a caminho do éden


isto é um "suponhamos"...

- num avião
- no lugar 35
- sentada ao lado de uma senhora de idade que segura entre as mãos trémulas um paninho por rendar e duas agulhas
- uma luz vermelha
- um aviso : "srs passageiros é favor apertarem o cinto"

e agora... prestes a morrer quais são os únicos passos passíveis de serem dados a caminho da salvação?

1º roubar o terço da dita senhora
2º dobrar as ave marias
3º introduzir milhões de pai nossos
4º comer a última tablete de chocolate que havíamos guardado para quando saíssemos do avião
5º pegar no livrinho de desenhos do neto da senhora e com os seus lápis decor tentar distrair-se nos seus últimos minutos de vida
6º pegar na bíblia que, coincidentemente, transportavamos bem por baixo da zona "sovaqueira" e apressar os dedos pelas páginas, acabando por ler um salmozinho em horna do grande Jó
7º já nos últimos segundos... em que o avião corre vertiginosamente em direcção ao solo... resta-nos pensar nas coisas que melhor fizemos na vida e pelas quais achamos que devíamos ter sido reconhecidos com o simbólico "prémio nobel"
8º último pensamento: reflectir e encontrar o local ideal para as nossas descesdências "plantarem delicadamente" o nosso tão merecido busto.
e com padre borga na frente... cantando alegremente, até deixar de respirar e sentir o coração a bater, "Põe tua mão, na mão do meu senhor" (resta agora saber quem é ele)

1 comentário:

Anónimo disse...

se bem me lembro onde fica o éden é algures no litoral neste pais onde cada vez mais quem menos sabe, mas no fundo tem quem saiba por ele, sai sempre ileso e no fim inda lhe batem palmas.
Pois fica mesmo no porto...e gostava que me desses uma razao para o pobre homem ter ido de aviao!? nao achas que sao voos altos de mais para quem sai de casa e diz a mulher que vai a bola e afinal de contas vai é dar de beber a minhoca!!!
Agora que se meteu nesta infima situaçao de perigo eminente só há uma saida...pegar no terço da velha e fazer um laço em volta do pescoço e o resto ja sabem, mas que fim dramatico; ha ou entao talvez sEJA MESMO MAIS simples pegar no paraquedas e saltar, nao esqucendo de levar o chocolate da podre do banco ao lado. E perguntei m agora para que o chocolate!?
Bem será metade para dar aos pombos e o restante para se inda chegar a tempo de ir ao eden deixar a sua puta preferida - a puta que pariu - doce, de tal forma que ficaria irreconhecivel e deste modo poderia lembrar-se da pobre mulher que em casa tinha ficado a fazer os restauros da canalização...sim e para isso chamou o picheleiro...