quarta-feira, dezembro 13, 2006

Mito nº 1: o menino da lágrima



uma das presenças a que me habituei mal comecei a distinguie as cores... as caras... as diferenças de pessoa para pessoa...!

uma das pinturas que mais "manchou" a minha existência! sempre na sala... da casa duma tia, estava sempre lá, não se mexia (porque seria?) ! eu entrava e lá estava o menino quase que soluçando por uma vida melhor... de olhar pendente num lágrima que não caía, que ameaçava escorregar, mas que quando eu saía e voltava ela continuava exactamente no mesmo sítio! era um choramingão mas só duma lágrima... constante!! cheguei mesmo a perguntar-me... porque será que chora tanto? alguém lhe bate? ou não terá amigos?
a partir dessa dia prometi que seria sua amiga... que cada vez que visitasse a minha tia lhe iria dizer olá e quem sabe chorar com ele também.
um dia cheguei e chorei com ele... não resultou... não se alegrou, antes pelo contrário. permaneceu com a sua lágrima de estimação mas a sua expressão parecia ter-se agora agravado!
prometi continuar as visitas mas deixei de o acompanhar no choro pingado. fiz-lhe nova promessa! cada vez que o visitasse ligaria a televisão ou o rádio, sintonizaria num programa alegre... com música feliz, talvez isso o alegrasse. (na altura ainda não existia rádio cidade, porque caso existisse e eu tivesse tido a "brilhante" ideia de a sintonizar para o menino talvez ele tivesse desistido de vez do seu choro e cortasse os pulsos, que esconde por baixo do casaco)
e assim foi... tantas estações eu percorri, tantos canais eu mudei, da RTP1 para a RTP2, da RTP2 para a RTP1, da RTP1 para a RTP2, da RTP2 para a RTP1...bis, bis, bis! (sou antiga hain?)

no entanto nada disto adiantou, nenhum destes estratagemas serviu para modificar a expressão do menino... e penso que ainda hoje, embora não na mesma casa, continua a chorar pelos cantos de portugal...

é triste haver um quadro tão mais que conhecido com um menino a chorar.. só de pensar nisto, e note-se já quase passados 10 anos depois deste mito na minha vida estou quase a choramingar... :P

CONCLUSÃO: "o menino da lágrima" não devia ter sido inventado!

1 comentário:

Anónimo disse...

A minha avó também tinha um quadro desses. Durante muito tempo pensei que era um retrato do meu tio. O que era estranho, porque o meu tio não se parecia nada com o menino da lágrima.